
Trago hoje para uma breve reflexão, parte do texto do Professor José Manuel Moran professor (aposentado) de Tecnologia e Educação da USP sobre a A TV digital e a integração das tecnologias na educação.
Excelente texto e material maravilhoso para professores, pedagogos e futuros pedagogos.
Outros artigos importantes do mesmo autor com o tema Tecnologia e outros estão disponíveis em
sua página pessoal www.eca.usp.br/prof/morano ou em seu blog sobre Educação Inovadora http://moran10.blogspot.com
Boa Leitura
Aplicações da TV digital na educaçã
Que conseqüências terá a passagem da TV convencional para a digital e a integração com as outras mídias na educação?.
A tecnologia digital baixa custos, a
médio e longo prazo. Na educação, teremos muitos canais e recursos para
acessar conteúdos digitais de cursos e realizar debates com
especialistas e entre alunos. Será fácil também a orientação de
pesquisas, de projetos e mostrar (apresentar, disponibilizar) os
resultados. Poderemos produzir belas aulas e deixa-las disponíveis para
os alunos acessa-las no ritmo que quiserem e no horário que acharem
conveniente, com qualidade melhor do que a atualmente conseguida na
Internet. Haverá mais realismo na interação a distância, nos programas
de comunicação a distância, isto é conseguiremos, mesmo fisicamente
longe, ter a sensação de estarmos juntos, de quase tocar-nos
fisicamente.
Se estivermos viajando poderemos
acessar um canal específico e interagir com os colegas e alunos através
do celular ou de um computador portátil.
A TV digital poderá oferecer muitas
mais oportunidades de os alunos serem produtores de conteúdos
multimídia, como acontece hoje na Internet com o site YouTube: qualquer
pessoa pode divulgar um vídeo feito com câmera digital ou celular. Os
usuários avaliam o filme pela quantidade de acessos e pelo número de
estrelas atribuído. Quando melhor avaliado um vídeo, mais aparece para o
público ou na pesquisa do site. A tv digital pode oferecer com mais
qualidade a exibição dessas produções feitas pelos usuários e
acrescentar recursos de pesquisa e navegação fáceis e hiper-realistas.
Poderemos ter salas de aula abertas
para cada grupo, turma, universidade e recriar nelas todo o potencial da
comunicação presencial, a distância, mas conectados.
Problemas que enfrentamos com as mídias digitais
O problema do Brasil não é
tecnológico, mas de desigualdade estrutural. A interatividade tem muito a
ver com poder de compra, com educação de qualidade, com cultura
empreendedora. A grande maioria das pessoas depende do modelo passivo de
uma TV que dá tudo pronto, aparentemente de graça. Esse modelo fez
sucesso. A interatividade pressupõe uma atitude de vida muito mais
ativa, investigativa, inovadora.
Sem educação de qualidade, as pessoas
têm menos poder de fazer crítica, de realizarem escolhas mais
abrangentes. E nossa educação ainda é muito precária. A TV pode ser
utilizada de forma muito rica e participativa com a digitalização e
integração das mídias, mas sem uma melhoria efetiva na educação e nas
condições econômicas correspondentes, a TV continuará ditando o lazer
das pessoas, oferecendo mais oportunidades de concorrer a prêmios, de
fazer compras - o que convenhamos não é um grande ganho em relação à TV
atual.
As tecnologias digitais não atuam no
vazio. Elas são utilizadas dentro de contextos educacionais diferentes.
Grandes grupos educacionais privados pensam nelas para baratear custos,
ganhar escala (aulas para mais alunos, por satélite, por exemplo); vêem a
educação como investimento, como negócio e buscam utilizar as
tecnologias digitais para conseguir o máximo lucro com a mínima despesa.
De um lado introduzem modelos altamente complexos e sofisticados de
tele-aulas, de ambientes virtuais com conteúdos disponibilizados e
formas de avaliação comuns e simples.
São modelos para grandes grupos, para
países inteiros, oferecidos de modo uniforme para todos, com algum apoio
de instituições locais. São os modelos oferecidos pelas
mega-universidades que estão se consolidando agora, que vêem na TV
digital uma forma ideal de realizar este modelo massivo.
De outro lado teremos as instituições
que oferecerão propostas educacionais mediadas pelas tecnologias
digitais para grupos menores, com mais interação, focadas na
aprendizagem, no aluno, em criação de grupos de pesquisa, de projetos e
aprendizagem colaborativa.
Entre estes dois modelos extremos,
haverá diversas formas de oferecimento de cursos semi-presenciais e a
distância, todos mediados por tecnologias digitais simples e mais
sofisticadas, com mais ou menos interação. Mas a mediação de tecnologias
digitais daqui em diante será comum a todos, pela concorrência,
necessidade de adaptação às novas formas de vida nas cidades, pela
pressão para diminuir custos e atender aos alunos onde eles estiverem.
Outro fator complicador é o ritmo
lento, complexo e descontínuo da gestão pública, com recursos, mas
dificuldade na implementação, na continuidade das políticas, sem falar
na corrupção, que diminui o impacto dos recursos na ponta, na escola.
As tecnologias dependem também de como
cada um, professores, alunos e gestores as utilizam: em contextos e
encontros pedagógicos motivadores ampliam a curiosidade, a motivação, a
pesquisa, a interação. As tecnologias em contextos e encontros
pedagógicos acomodados, rotineiros aumentam a previsibilidade, o
desencanto, a banalização da aprendizagem, o desinteresse.
Conclusão
As tecnologias evoluem muito mais
rapidamente do que a cultura. A cultura implica em padrões, repetição,
consolidação. A cultura educacional, também. As tecnologias permitem
mudanças profundas já hoje que praticamente permanecem inexploradas pela
inércia da cultura tradicional, pelo medo, pelos valores consolidados.
Por isso sempre haverá um distanciamento entre as possibilidades e a
realidade. O ser humano avança com inúmeras contradições, muito mais
devagar que os costumes, hábitos, valores. Intelectualmente também
avançamos muito mais do que nas práticas. Há sempre um distanciamento
grande entre o desejo e a ação. Apesar de tudo, está se construindo uma
outra sociedade, que em uma ou duas décadas será muito diferente da que
vivemos até agora.
Mesmo com tecnologias de ponta, ainda
temos grandes dificuldades no gerenciamento emocional, tanto no pessoal
como no organizacional, o que dificulta o aprendizado rápido. As
mudanças na educação dependem, mais do que das novas tecnologias, de
termos educadores, gestores e alunos maduros intelectual, emocional e
eticamente; pessoas curiosas, interessantes, entusiasmadas, abertas e
confiáveis, que saibam motivar e dialogar; pessoas com as quais valha a
pena entrar em contato, porque dele sempre saímos enriquecidos. E isso
não depende só de tecnologias, mas programas estruturais que valorizem
os profissionais na formação e no exercício efetivo da profissão, com
salários e condições dignas, onde eles se sintam importantes. As
tecnologias são uma parte de um processo muito mais rico e complexo que é
gostar de aprender e de ajudar a outros que aprendam numa sociedade em
profunda transformação.
Referências bibliográficas do autor
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá . Campinas: Papirus, 2007.
___________________. Desafios na comunicação pessoal . 3ª ed. revista. São Paulo: Paulinas, 2007.
Texto publicado no boletim 23 sobre Mídias Digitais do Programa Salto para o Futuro. TV Escola - SEED, novembro, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário