Selecionei abaixo algumas citações sobre Brinquedoteca que podem ser úteis na realização de trabalhos acadêmicos.
Junto frases, conceitos e alguns objetivos.
Os brinquedos são convites para a interação; portanto, devem merecer nossa atenção especial. Eles podem seduzir, disseminar ideologias, introduzir bons ou maus hábitos e desenvolver habilidades. Certamente os brinquedos também podem ser ótimos recursos pedagógicos CUNHA (1992)
No entanto, enquanto o prazer não pode ser visto como uma característica definidora do brinquedo, parece-me que as teorias que ignoram o fato de que o brinquedo preenche necessidades da criança, nada mais são do que uma intelectualização pedante da atividade de brincar. Referindo-se ao desenvolvimento da criança em termos mais gerais, muitos teóricos ignoram, erroneamente, as necessidades das crianças – entendidas em seu sentido mais amplo, que inclui tudo aquilo que é motivo para a sua ação. (Vygotsky 1998, p.121)
[...] ainda hoje existe, em LOS Angeles (EUA), a brinquedoteca chamada de "Toy Loan" ou " Toy Libraries", tendo como propósito emprestar brinquedos, caracterizado como recurso comunitário utilizado atualmente. Friedmann(1998,p.174)
A brincadeira constitui-se, basicamente, em um sistema que integra a vida social das crianças. Caracteriza-se por ser transmitida de forma expressiva de uma geração a outra ou aprendida nos grupos infantis, na rua, nos parques, escolas, festas, etc., incorporada pelas crianças de forma espontânea, variando as regras de uma cultura a outra (ou de um grupo a outro); muda a forma, mas não o conteúdo da brincadeira; o conteúdo refere-se aos objetivos básicos da brincadeira; a forma é a organização da brincadeira no que diz respeito aos objetos ou brinquedos, espaço, temática, números de jogadores, etc.(FRIEDMANN, 1992, p. 26)
[...] a Brinquedoteca escolar é um espaço que permite o brincar livremente, com todos o estímulo à manifestação de suas pontecialidades e necessidades lúdicas, com presença de muitos variados e diversos materiais, permitem a expressão da criatividade infantil.
Almeida Casarin (2002,p.1)
A brinquedoteca poderá funcionar, assim, como um lugar em que pais e filhos se relacionem melhor e desfaçam dúvidas quanto a compra deste ou daquele brinquedo. Assim, dando à criança a liberdade para explorar diversos tipos de brinquedos, estaremos proporcionando o desenvolvimento de sua habilidade de reconhecer objetos e ações, de distingui-los entre si, de tomar consciência de suas similaridades e diferenças e, finalmente, de abstrair, classificar e simbolizar. E tudo isso virá, naturalmente, de uma rica e ativa vida de brincadeiras. Bontempo (1992)Conceitos de Brinquedoteca ...
Um espaço onde a criança, utilizando o lúdico, constrói suas próprias aprendizagens, desenvolvendo-se num ambiente acolhedor, natural e que funciona como fonte de estímulos, para o desenvolvimento de suas capacidades estéticas e criativas, favorecendo ainda sua curiosidade.Noffs (2001, p. 160)
“esforço de salvaguarda a infância, nutrindo-a com elementos indispensáveis ao crescimento saudável da alma e da inteligência da criança”. Cunha (1992, p. 38)
a brinquedoteca é um espaço onde o conhecimento a ser adquirido tem possibilidade de ser trabalhado em suas significações e o conhecimento já adquirido tem a possibilidade de ser ressignificado, permitindo dessa forma o desenvolvimento integral, harmonioso e a aprendizagem infinita da criança, sob a mediação do profissional deste espaço, o educador-brinquedista.
Noffs (2001, p. 173)
“brincar é o ponto fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem que valorize o desejo de aprender e tendo a criança como um ser integral”(FRIEDMANN apud RAUSCHKOLB e SCHEIFLER, 1997,150).
A brinquedoteca é sempre um lugar prazeroso, onde os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem a magia do ambiente. Todas elas têm como objetivo comum o desenvolvimento das atividades lúdicas e a valorização do ato de brincar, independente do tipo de brinquedoteca e do lugar onde está instalada, sejam num bairro, numa escola, no hospital, numa clínica ou numa universidade. Cada um destes ambientes tem sua função definida e usam os jogos e brinquedos como estratégias para atingir seus fins, portanto cada brinquedoteca apresenta o perfil da comunidade que lhe dá origem. Santo (1997, p.97)
Pensa que a missão da brinquedoteca é ter disponível muitos brinquedos e ensinar o manejo do jogo ou explicar as regras se for necessário, mas a criança deve frequentá-la por vontade própria e pelo prazer de jogar, ou de encontrar amigos para jogar (BORJA apud SANTOS, 1997, 85)
Alguns Objetivos espaços da Brinquedoteca.
- proporcionar um espaço lúdico, valorizando o ato de brincar de forma espontânea;
- resgatar o espaço e o tempo de brincar;
- possibilitar o acesso a brinquedos;
- orientar sobre a adequação e utilização dos brinquedos;
- desenvolver hábitos de responsabilidade; resgatar brincadeiras, incentivando sua valorização como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social;
- propiciar a construção de conhecimentos;
- estimular o desenvolvimento da concentração e atenção;
- oportunizar a expansão de habilidades e potencialidades;
- desenvolver a criatividade, a sociabilidade e a sensibilidade;
- incentivar a autonomia e o sentimento de auto-estima;
- repassar aos professores e às famílias informações sobre conhecimentos a respeito da importância do brincar e sobre o desenvolvimento do aluno na Brinquedoteca.
Bezerra (2006, p. 1), Puga e Silva (2008, p. 1)
Olá.
ResponderExcluirA ajuda é muito bem-vinda, pois as citações nos permitem florar as ideias. entretanto, é fundamental que tenhamos a comprovação dessas citações, ou seja, as referências bibliográfica. Sei que pode parecer abuso, mas é apenas uma sugestão.
Parabéns pelo blog. Obrigado.
Olá.
ResponderExcluirA ajuda é muito bem-vinda, pois as citações nos permitem florar as ideias. Entretanto, é fundamental que tenhamos a comprovação dessas citações, ou seja, as referências bibliográfica. Sei que pode parecer abuso, mas é apenas uma sugestão.
Parabéns pelo blog. Obrigado.