Por Aline Augusta Carvalho
Graduanda em Pedagogia com Ênfase em Necessidades Educacionais Especiais pela PUC Minas
Graduanda em Pedagogia com Ênfase em Necessidades Educacionais Especiais pela PUC Minas
Resumo
O presente artigo destaca temas referentes à questão da
inclusão de crianças com Síndrome de Down (SD) na escola
regular. Ainda que nos dias atuais as escolas se digam
inclusivas, infelizmente tem-se notado que parte dos
profissionais da educação ainda não possui preparação
para desenvolver com essas crianças atividades que realmente
as façam sentir valorizadas no meio em que estão incluídas.
O presente artigo destaca temas referentes à questão da
inclusão de crianças com Síndrome de Down (SD) na escola
regular. Ainda que nos dias atuais as escolas se digam
inclusivas, infelizmente tem-se notado que parte dos
profissionais da educação ainda não possui preparação
para desenvolver com essas crianças atividades que realmente
as façam sentir valorizadas no meio em que estão incluídas.
O Brasil tem passado, nos últimos anos, por um grande desafio. O desafio de incluir crianças que possuem diversas deficiências na escola regular. Focando a Síndrome de Down, podemos visualizar
claramente quantas são as crianças que deixaram de estudar em escolas especializadas para prosseguirem suas vidas escolares em escolas da rede regular de ensino público ou privado. As mudanças de realidade dessas requerem cuidados e dedicação por parte de toda a sociedade, pois quando uma criança com necessidades educacionais especiais (NEE) é aceita em uma instituição de ensino comum, várias barreiras devem ser transpostas: vencer o preconceito e promover a
mudança, a adaptação na metodologia de ensino de forma a atender, realmente, às necessidades
do aluno. Na Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), é reforçado o direito que todos os
sujeitos com deficiência têm perante o ensino escolar. É destacado que aqueles como
necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria
acomodá-los dentro de uma pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais
necessidades, contribuindo assim para uma sociedade mais inclusiva e alcançando uma
educação para todos.
A escola é o lugar ideal para a iniciação ...
claramente quantas são as crianças que deixaram de estudar em escolas especializadas para prosseguirem suas vidas escolares em escolas da rede regular de ensino público ou privado. As mudanças de realidade dessas requerem cuidados e dedicação por parte de toda a sociedade, pois quando uma criança com necessidades educacionais especiais (NEE) é aceita em uma instituição de ensino comum, várias barreiras devem ser transpostas: vencer o preconceito e promover a
mudança, a adaptação na metodologia de ensino de forma a atender, realmente, às necessidades
do aluno. Na Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), é reforçado o direito que todos os
sujeitos com deficiência têm perante o ensino escolar. É destacado que aqueles como
necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria
acomodá-los dentro de uma pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais
necessidades, contribuindo assim para uma sociedade mais inclusiva e alcançando uma
educação para todos.
A escola é o lugar ideal para a iniciação ...
Leia o Artigo Completo na Revista Eletrônica COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COLETÂNEA DE ESTUDOS DE CASOS Pág 97 que você pode ler e/ou baixar clicando AQUI!
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