Bom Dia Pessoal!
Todo professor (por mais que negue) treme ao pensar como efetivar esse processo. Faz-se necessário então, dismistificar para assim conseguirmos compreender as propostas do MEC para ver quem sabe daqui algumas décadas o portador de deficiência não apenas inserido em todos os espaços sociais, mas aceito.
Nada se constrói da noite para o dia ainda mais no Brasil que tornou-se um país democrático a tão pouco tempo.
Material disponível para discutir essas questão tem de sobra não apenas na internet, mas em boa parte das escolas públicas de nosso país.
A inclusão está ai e pede de nós não soluções prontas e acabadas, mas ações, estartégias, discussões e apontamenos.
Não podemos esperar que pessoas ligadas ao poder público apontem as soluções para os problemas que enfrentamos e serão enfrentados nesse processo, de igual modo não podemos nos calar sem pedir que nos dêem suporte e estrutura física para desempenhar nossa função.
Contudo , nunca devemos esperar que outros profissionais apontem a solução que cabe ao professor apontar.
Nunca dizemos ao médico o que pode ou não dar certo em seus procedimentos uma vez que não somos capacitados para tal , portanto quem sabe o que fazer e quem vai encontrar a solução para os conflitos gerados no processo de inclusão somos nós ... Não vamos esperar que outros profissionais venham nos ensinar a fazer o que bem sabemos ...
Nossa maior função e maior desafio atual é a Socialização do aluno portador de necessidades especiais ... Vamos aceitar o desafio?
E mais ... Vamos efetivar o processo com louvor?
Ou vamos apenas sentar e esperar que as novas gerações tenham menos medo?
Passeando pelo Portal do Ministério da Educação Encontrei um Material muito interessante para entendermos melhor a questão da inclusão que pode ser útil pra vocês
Caderno da TV ESCOLA sobre educação especial pra baixar
PORTAL DO MEC:
CLIQUE AQUI PARA LER OU BAIXAR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário